Museu da Cultura Hip Hop RS inaugura a exposição “Hip Hop das Manas”

Os 120 itens que formam o acervo da exposição foram doados por hip hopers gaúchas que escrevem a história do movimento

Coordenadores do Museu, Rafa Rafuagi, Aretha Ramos e Rafael Mautone - Crédito Leo Zanini

Neste sábado (8), o Museu da Cultura Hip Hop RS, o primeiro da América Latina, abre as portas para a nova exposição “Hip Hop das Manas”, uma homenagem à importância das mulheres na história do movimento hip hop. A mostra reúne 120 itens doados por artistas gaúchas, celebrando o protagonismo de MCs, DJs, b-girls, produtoras e artistas visuais do Rio Grande do Sul.

A exposição destaca o papel fundamental das mulheres na construção do hip hop, desde suas origens, com Cindy Campbell, que organizou a festa que deu início ao movimento em 1973. A mostra busca dar visibilidade à luta das mulheres por reconhecimento e igualdade dentro do cenário do hip hop, tradicionalmente dominado por homens.

“Hip Hop das Manas” é um marco para o Museu da Cultura Hip Hop RS, que busca reconhecer e celebrar o protagonismo feminino no movimento. A coordenadora do museu, Aretha Ramos, que lidera uma equipe com maioria feminina, destaca a importância da exposição para dar visibilidade às mulheres que fazem a história do hip hop gaúcho.

O museu está localizado na Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, e a entrada é gratuita. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com opções de visitas agendadas para grupos e visitas livres.

Sair da versão mobile