Há exatamente 1 ano, mais precisamente no dia 17 de novembro de 2022, Akira Presidente lançava o seu quarto álbum, nomeado ‘Omertà‘, em colaboração com o produtor musical carioca CHF.
Marcando o primeiro grande trabalho através de seu próprio selo independente, Melhoria Music, o disco conta com as influências do rapper da cultura hip-hop nova-iorquina, além da adaptação ao seu estilo, originalidade, vivências e visões que carrega nessas décadas de carreira, passando por momentos de mudanças e evoluções nos últimos anos.
Duas das mais explícitas referências do projeto são ao seu amigo Djonga, com a sétima faixa do projeto, ‘Djonga Money’, fazendo ligação a forma de agir no jogo do rap; a outra, trata-se de ‘Racionais’, nona faixa e que fecha o álbum, trazendo reverência ao maior e mais influente grupo de rap brasileiro, o Racionais MC’s, ao lado de Ainá e Juyè, levando um clima de leveza e verão ao projeto, tal qual como ‘Fórmula Mágica da Paz’, do clássico ‘Sobrevivendo no Inferno’.
A palavra ‘Omertà’ vem do latim e significa humildade, porém, no álbum, o conceito imprimido é o do código mafioso em não cooperar com o sistema, a polícia, a justiça, o governo e etc; visto que você está sendo alvo deles. Numa leitura conceitual própria com os seus aliados, o Fa7her enxerga como caminhar na contramão do que vai contra os seus princípios e posicionamentos, buscando frisa-los e demonstrar o corre independente que vem construindo com a Melhoria Music.