Reunir alguns dos principais nomes do cenário do rap nacional para uma imersão de uma semana. É com essa proposta que o Cobras, time de freestyle criado pela ObraDigital, promove a primeira edição do songcamp “No Veneno”. O evento, realizado em parceria com Symphonic, vai até sexta-feira (9/5), em São Paulo, e contará com a presença dos MC’s da equipe: MC Noventa, Martzin e Tubarão MC, além de outros artistas.
A 1ª edição do “No Veneno” busca fomentar a criação colaborativa entre artistas e produtores do rap nacional, gerar conteúdo musical de alta qualidade e fortalecer a identidade artística do time, além de proporcionar um ambiente criativo para networking, imersão e experimentação sonora. O Cobras surgiu em 2025 com a proposta de resgatar a essência competitiva e criativa das batalhas de rima, unindo MCs que se destacam tanto no improviso quanto na composição.
“Poder contribuir com o desenvolvimento do cenário da música urbana é uma das missões da Symphonic, e a cena de freestyle é um segmento muito importante dentro do ecossistema. Nosso objetivo com este projeto é estabelecer mais conexões com artistas e a cena de freestyle no geral, criando encontros criativos para desenvolver fonogramas, promovendo assim mais uma ferramenta de alavanca dentro do movimento”, ressalta Ian Bueno, diretor da Symphonic Brasil.
A proposta do songcamp é criar colaborações a partir de uma imersão de sete dias, com todos os participantes compartilhando o mesmo local de gravação. A programação inclui sessões de estúdio em tempo integral, rodas de conversa sobre o mercado musical, captação de audiovisual para documentar o processo e dinâmicas de integração artística. Ao final, será produzida uma mixtape com faixas colaborativas criadas no camping, com lançamento previsto ainda em 2025.
“A presença da Symphonic como parceira é fundamental. Além do suporte estratégico em distribuição, a Sym oferece credibilidade ao processo, amplia o alcance das músicas produzidas e fortalece a relação entre os artistas independentes e o mercado global. Essa parceria representa também um voto de confiança em uma nova geração que está ressignificando o rap nacional”, Rodrigo Lima, secretário-geral da ObraDigital.
Fazendo a ponte entre a história do Cobras e a proposta do songcamp, entre os nomes confirmados estão importantes nomes da cena do rap nacional, que fizeram história no cenário de batalhas.