Conhecidos por suas músicas que abordam temas como preconceito, desigualdade social e a realidade na periferia de São Paulo, os Racionais MCs conquistaram, ao longo dos anos, uma legião de fãs. Entre eles está o jogador de futebol Gabriel Jesus: a prova disso é que, em 2017, o jogador eternizou a frase da música “A vida é Desafio” do álbum “Nada como um dia Atrás do Outro”, lançado em 2002, no peito.
Sabendo disso, Rexona, parceira global de Gabriel, que acredita que o movimento físico tem o poder de transformar vidas, se uniu com o influenciador JuKanalha para promover um encontro épico entre o jogador e o cantor Edi Rock, um dos membros do grupo.
“Eu cresci ouvindo Racionais na rua e essa é uma música que marcou a minha vida. Uma das, né? Mas acho que essa marcou demais porque lembro de eu pequeninho ouvindo “A vida é um desafio” e o começo dessa música significa muito pra mim. Eu sempre fui sonhador e isso me manteve vivo. Eu sempre sonhei em ser jogador, foi com muita motivação e garra que eu consegui”, explicou Gabriel durante o evento.
O evento também marcou o início das ações que serão promovidas no Jd. Peri por Rexona através do “Projeto Quebrando Barreiras”. O projeto, que tem como o objetivo o apoio a crianças e adolescentes, especialmente aqueles que enfrentam as maiores barreiras para serem ativos — como jovens de periferia — está dividido em dois pilares estratégicos de atuação: o primeiro consiste numa robusta grade de treinamentos projetados para mentores e professores, com o objetivo de proporcionar a eles as ferramentas que precisam para continuar inspirando suas comunidades a se manterem em movimento; e o segundo é focado em parcerias com ONGs que promovem inclusão social através do movimento físico, como esporte e a dança.
Durante a entrevista, o rapper Edi Rock, afirmou que ver o impacto positivo da música na vida desses jovens foi emocionante. “Para mim foi muito gratificante ver onde e como isso [a música] atinge as pessoas. Esse é o intuito: fazer com que as pessoas continuem a lutar, brigar e acreditar principalmente em si mesmas. Você sonha em revolucionar, em fazer acontecer, mas a primeira coisa que você precisa fazer acontecer é mudar, acreditar em si, porque a força vem de dentro.”