Ouvir Rádio

Conheça o hip-roça: nova vertente do sertanejo que mistura funk, rap e outros ritmos urbanos

O apelido hip-roça surgiu em uma conversa informal da dupla goiano-mineira Us Agroboy, formada por Gabriel Vittor e Jota Lennon.

A música sertaneja nasceu dando voz a tradições caipiras e histórias da vida rural e, com o passar dos anos, essas narrativas do homem do campo brasileiro ganharam uma roupagem mais romântica e pop.

Como ocorre com todos os movimentos musicais, o sertanejo se modernizou e, para se tornar o estilo mais ouvido dos jovens no Brasil hoje*, incorporou novos instrumentos, novas narrativas e explodiu com vertentes como o universitário.

E, para se manter no topo, o estilo não para de se reinventar: a vertente do momento é o hip-roça, ritmo que incorpora elementos da música urbana, como rimas de rap, batidas de funk carioca e estrutura simples e contagiante do pop, a letras que falam do campo e que exaltam o estilo de vida na roça.

No Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, o hip-roça brilha e tem ganhado cada vez mais espaço dentro do aplicativo, não apenas com a presença de artistas e de suas músicas, mas também fazendo parte das produções dos criadores de conteúdo do app, seja como trilha sonora de uma mininovela, vídeos de humor ou de moda e estilo.

O apelido hip-roça surgiu em uma conversa informal da dupla goiano-mineira Us Agroboy, formada por Gabriel Vittor e Jota Lennon. Eles, apesar de apaixonados pela moda de viola e pela tradição da música sertaneja, sempre quiseram trazer um pouco das influências urbanas com as quais cresceram ouvindo. 

“Eu sou metaleiro, gosto de hip-hop e de música eletrônica. Um dia pensei: por que não trazer isso para o nosso sertanejo também? Tem muitos jovens que vão curtir essa mistura”, conta Gabriel, que tem 26 anos. Não deu outra: com dois anos de carreira, a dupla é uma das grandes promessas do hip-roça, já gravaram com nomes consagrados como Wesley Safadão, assinaram no fim do ano passado com a gravadora Warner e acabaram de lançar o single “Eu Minto”, com a maior estrela do sertanejo hoje, a cantora Ana Castela.

Relacionadas