Inquérito retornam a Foz do Iguaçu para projeto socioeducativo “Rap na Medida”

Inquérito retornam a Foz do Iguaçu para projeto socioeducativo “Rap na Medida”

O encontro acontece a partir do dia 16 de dezembro e é finalizado no quinto dia, 20/12

O projeto “RAP NA MEDIDA” chega mais uma vez ao Centro de Socioeducação (CENSE) de Foz do Iguaçu (PR). O ciclo de vivências literárias e musicais criadas e ministradas pelo rapper, professor e escritor Renan Inquérito juntamente com o psicólogo, cantor e produtor musical, Pop Black, cujo objetivo é oferecer aos adolescentes atendidos pelo CENSE a experiência ímpar de construírem coletivamente um clipe de Rap totalmente composto e gravado por eles ao longo de cinco encontros consecutivos.

A dinâmica das atividades será realizada de forma horizontal e é embasada na “Pedagogia Hip-Hop”, utilizando a música e a poesia como convite para que os participantes saiam do lugar de espectador e participem como protagonistas, cada um à sua maneira, escrevendo, contando e cantando a própria história. O encontro acontece a partir do dia 16 de dezembro e é finalizado no quinto dia, 20/12.

Todas as atividades serão registradas para que no fim se forme um clipe produzido a partir das músicas gravadas pelos adolescentes sob o cumprimento da Medida Socioeducativa. O objetivo é apresentar e incentivar o uso da escrita e da criação como algo acessível a todos, sem qualquer conotação cânone ou acadêmica, usando a palavra falada para romper o silêncio e a timidez, celebrando a oralidade e utilizando a arte para tratar de temas diversos como educação, convivência, vínculo familiar, empatia e preconceito. Dessa forma, encorajando os adolescentes a se expressarem por meio das músicas e composições.

Ao utilizar a arte-educação como aliada no cumprimento da Medida Sócio educativa, o projeto envolve os jovens de um modo mais afetivo e efetivo, explorando diferentes linguagens como forma de expressão, ressignificando o sentido de pertencimento e vínculo com a família, a sociedade e o próprio CENSE e seus profissionais. Vale lembrar que o “Rap Na Medida” já virou disco com músicas elaboradas pelos adolescentes em outras vezes também que os artistas estiveram no CENSE.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais