Um ano após o lançamento de seu último álbum PORTAL, o rapper, letrista e multiartista paulistano Rashid estende o universo do projeto com nova canção. Ao lado da rapper Ajuliacosta e do produtor Duda Raupp, o artista apresenta “Um Novo Tom”, uma releitura de “Um Tom de Azul”.
O lançamento preserva o refrão original de Péricles, mas explora novas possibilidades com instrumental, nova canetada de Rashid e composições complementares da cantora. No álbum PORTAL, “Um Tom de Azul” é uma das faixas centrais, mesclando blues, soul e rap em diálogo com a música brasileira, versando também sobre dualidades e reflexões acerca das transformações sociais e pessoais.
A versão que chega agora propõe revisitar esse universo sonoro sob uma nova luz, com contribuições criativas que expandem sua mensagem original, e com instrumental assinado por Duda Raupp, artista e autor da Foco na Missão.
Rashid explica que “Um Tom de Azul” é uma faixa central do álbum PORTAL sobre a relação de “amor e ódio” da periferia com o dinheiro (o desejo versus a necessidade). Ao criar a releitura “Um Novo Tom”, ele buscou a parceria de Ajuliacosta para adicionar uma nova perspectiva: o ponto de vista da mulher. O título da nova versão simboliza essa nova tonalidade e visão que foi acrescentada à discussão original.
A colaboração com Ajuliacosta chega em um momento especial de sua carreira: ela lançou recentemente seu segundo álbum de estúdio, Novo Testamento.

