Ouvir Rádio

Kayode e 808 Luke lançam “HELENA”: um diálogo entre rap, memórias e dinheiro

Composto por nove faixas, projeto narra a relação do artista com o dinheiro e como ser sustentável dentro da indústria musical

Preto e dinheiro são palavras rivais? No EP “HELENA”, o cantor e compositor Kayode mostra que não. Feito em parceria com o produtor musical 808 Luke, o projeto conta com nove faixas – sendo oito inéditas. Em “HELENA”, Kayode versa sobre os aprendizados que teve com a sua avó, dona Helena, que insistia que o cantor deveria correr atrás do próprio sustento mesmo tendo suas convicções e ideais.

“Já tem um tempo que venho pensando sobre educação financeira e por muito tempo minha avó dizia que toda essa minha cantoria, todas essas rimas, essas ideias que eu sempre gostei desde pivete, não valeriam de nada se isso não me trouxesse dinheiro, saca?”, conta.

“Durante uma cota achei que minha avó não gostava de rap. E não, o que ela tava falando era real. Por mais idealista que eu seja, a realidade não é essa, tá ligado? A realidade é um capitalismo brutal e a gente precisa sobreviver dentro disso. Então eu trago essa essa reflexão para dentro do EP, onde eu narro essa epifania de entender que ela sempre esteve certa e pensar tudo o que ela precisou passar para ter essa visão”, complementa.

Para a construção sonora, Kayode e 808 Luke buscaram elementos que remetessem à América Latina, juntamente refrões simples para que soassem como mantras. O resultado é um EP com texturas brasileiras, trazendo influências do samba na bateria, instrumentos orgânicos como saxofone e diferentes cadências em cada flow.

Dessa forma, o rapper reforça sua versatilidade e traz holofotes para uma bandeira que sempre levantou de forma natural: o underground continua trazendo trabalhos de qualidade, mesmo que a indústria muitas vezes não se atente. “De tempos em tempos o debate de que ‘precisa-se dar atenção para o underground’ volta na cena mainstream. E a verdade é que continuamos aqui, fazendo o nosso e trazendo entregas artísticas de alta qualidade”, reforça.

Assim, os artistas convidaram nomes como Victor Xamã, Minixtra, GVS, Furia, DJ MichaCNR, Lucas Bin e Nuria para participar do projeto. “São artistas que admiro e que temos uma afinidade muito grande de trabalho, então tudo fluiu da melhor forma possível”.

2025 tem sido um ano de movimentações para Kayode. Em maio, o artista lançou “Nuvens & Ovelhas Negras (NON)”, junto com Iky Castilho. No trabalho, ele trouxe faixas com mensagem de resistência sendo um espaço de acolhimento sonoro para quem, por muitas vezes, acaba excluído por pensar diferente. “O interessante é que ‘NON’ e ‘HELENA’ são projetos com temas completamente distintos, justamente para mostrar que podemos falar sobre diversos assuntos na nossa arte”.

Antes do lançamento do EP, no início de setembro, o rapper lançou o audiovisual da faixa “Fé nas Crianças”. Dirigido pelo próprio Kayode, o projeto visual traz imagens que o artista captou no dia a dia com cenas em seu bairro.

Relacionadas