A maior batalha de MC’s do Brasil, a Batalha da Aldeia (BDA) realizou, nessa segunda-feira (16/12), uma noite de homenagens aos MC’s que se destacaram durante o ano de 2024. Em um formato inédito, como um “Oscar do freestyle”, a primeira edição do BDA Awards teve Apollo como maior vencedor da noite e celebrações ao movimento de batalhas de rima.
O BDA Awards é um evento de gala feito para reconhecer quem lutou muito para chegar onde está. A intenção é mostrar que as batalhas de rimas podem ocupar todos os espaços, desde as ruas até os grandes teatros. Dessa forma, a premiação foi realizada no Teatro Jardim Sul e contou com a participação de MC’s, cantores, comunicadores e nomes importantes do mercado musical e de rimas.
“Esses momentos são muito importantes. Alguns devem se perguntar: por que fazer em um teatro? Por que não no próprio QG da Aldeia? A resposta disso é: representatividade nos lugares que a gente precisa ocupar. Muitos dos que estão aqui, eu já enxerguei como adversário, já fui cego por vencer, porque já fui menosprezado pelo que eu faço. Agora, estamos aqui, os manos e as minas, todo mundo bonito no teatro, no meio do Morumbi, esse é o lugar que a gente está chegando, independente de prateleira. Hoje não vejo ninguém mais como adversário, são todos uma inspiração”, afirmou Neo BXD, um dos vencedores da BDA 8 anos.
Para Bob13, compositor, mestre de cerimônias e um dos idealizadores do projeto, esse é um momento histórico para a Batalha da Aldeia: “É uma imensa satisfação, porque foi um ano de muitos altos e baixos e agora viemos festejar todos aqueles que se destacaram em 2024. Estamos em um teatro, num lugar brabo, que é algo que só vemos de fora, na televisão, em outras premiações. E agora vemos todo mundo elegante, de terninho, isso é lindo de ver. Que seja a primeira de muitas que estão por vir”.
Com premiações anuais e por temporada, a cerimônia contou com seis categorias inéditas, como “MC da Galera”, “Fatality do Ano”, “X1 do Ano” e “MC que Mais Evoluiu” – apresentado por H2Bet. Para definir os vencedores, foram selecionados 25 especialistas que formaram o comitê avaliador. Os critérios de votação são técnicos e variam de acordo com cada categoria, com exceção de “MC da Galera”, que foi definida por meio de voto popular.
“Ano que vem quero ver novas minas, novos manos disputando esse prêmio. Isso é um reconhecimento para os MC’s. Hoje, rimar é um trampo sério, que muda a realidade de muita gente, porque está sendo aplaudido e visto por todo mundo”, afirma Alva, conhecido como “Rei da Vibe” e apresentador da BDA.
Confira a lista completa de vencedores:
>Premiações anuais
Apollo – Campeão do Ranking do Ano
Torvi – MC da Galera
Ajota – MC que Mais Evoluiu
Apollo x Jotapê (BDA 8 Anos) – X1 do Ano
Ajota – Flow do Ano
Apollo – MC do Ano (MVP)
Bigão e Apollo – Fatality do Ano
>Premiações por temporada:
Temporada 1
Campeão: Guri
Rei do Twolala: Guri
MVP: Guri
Temporada 2
Campeão: Apollo
MVP: Apollo
Rei do Twolala: Apollo
Fatality da Temporada: Apollo
Temporada 3
Campeão: Apollo
MVP: Apollo
Rei do Twolala: Apollo
Fatality da Temporada: Barreto
Temporada 4
Campeão: Kroy
MVP: Kroy
Rei do Twolala: Kroy
Fatality da Temporada: Ajota
>Premiação especial da BDA 8 Anos*:
BDA 8 Anos: Apollo, Neo e Tavin
MVP: Apollo
*Entrega dos anéis de campeão e do cordão de MVP da edição de aniversário.