Diretamente de Sobradinho, no Distrito Federal, o cantor Den Dêh lança o álbum “¿Que se passa?”. Feito em colaboração com o DJ e produtor musical Disstinto. Em “¿Que se passa?”, os artistas exploram elementos de diversos gêneros como afrobeats, reggaeton, R&B, entre outros.
O resultado é um álbum dançante que ressalta a afrolatinidade da música brasileira. “Nós gostamos de definir o disco como afrolatino, porque é algo diaspórico. A música brasileira é isso. Nós estudamos as influências do reggaeton e afrobeats para trazer a nossa identidade nesse trabalho”, destaca Den Dêh.
Composto por oito faixas, o projeto surgiu de forma natural, fruto de uma longa parceria e entrosamento entre Den Dêh e Disstinto.
“Embora nos conhecêssemos há anos, nossa parceria realmente começou em 2023, com o projeto chamado b4unce (B4U). Após trabalharmos juntos, começamos a produzir algumas músicas em conjunto. Conforme fomos produzindo as faixas e percebendo que todas tinham uma mesma identidade e conversavam entre si. A sintonia entre nós foi tão perfeita que, o que inicialmente era apenas um som, se transformou em um disco. Acredito que demos um passo muito grande de trazer a afrolatinidade para a música brasileira”, complementa Disstinto.
Diante de um uma obra tão autoral, a escolha dos feats passou por uma seleção minuciosa. Participam do álbum, artistas do DF que têm história com os autores, como Pedro Alex e Xavv, com quem formam o grupo b4unce, além do cantor Werta, o saxofonista Sarará Santos e do produtor un.like.
“Todo mundo que colaborou, a gente acredita muito no trabalho. O processo foi bastante cuidadoso e gradual, levando mais de um ano para ser concluído. Isso permitiu que as pessoas envolvidas tivessem a oportunidade de trabalhar com tranquilidade, aprendendo com os erros e acertos ao longo do caminho. O mais legal é que vimos que a galera que a gente admira nos abraçou da mesma maneira”, contam. Para finalizar o disco com chave de ouro, a mixagem e masterização foi assinada pelo renomado produtor Tap Sounds, indicado ao Grammy Latino em 2024.