Cantar sobre a ancestralidade afro-brasileira já é uma forma de resistência, trazer a história em que tentaram apagar, também. Mandinga Beat se preparou, treinou, colocou as bandagens e as luvas e agora sobe no ringue e convida o povo para subir junto com o single “Vamos Botar Abaixo”. A música tem participação do ex-vocalista do AFROCIDADE, Zé Atunbí.
“Vamos Botar Abaixo” não é apenas uma faixa; é uma declaração de resistência, uma celebração da cultura e um chamado à ação. O refrão da canção foi inspirado pela ascensão da extrema-direita no Brasil (e do mundo) e reflete sobre as constantes questões de opressão enfrentadas pela população.
Com referências à luta de figuras como Marielle Franco, e ao mestre de capoeira, Moa do Katendê, a música exalta a força das lutas sociais e a união de minorias em prol de um objetivo comum. Isso tudo, com uma batida contagiante e unindo elementos do reggae, com influências de Afro Beats e Bahia Bass.
A música também é refletida através da experiência criativa e social realizada por André Sampaio, que é o guitarrista, cantor e produtor musical do Mandinga Beat, e é idealizador e o CEO do Instituto Mandinga, um Instituto Social Cultural Esportivo, em que se trabalha com boxe e arte para jovens de baixa renda, de comunidades de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Então, o grupo está mais que envolvido neste trabalho.