Ouvir Rádio

MASKOTTE lança seu EP de estreia “Nota 10”, com elementos de drill e voltmix

Ao lado da Leigo Records e gravadora Deck, MASKOTTE relata vivências para além do seu íntimo no EP

Partindo de um flow singular, o fluminense MASKOTTE estreia seu EP “Nota 10” como uma jornada de quatro faixas entre sua vida pessoal, como Marlon, e sua identidade artística, MASKOTTE. A sonoridade única mescla drill, grime e voltmix, tendo já a prévia do projeto com o videoclipe “BOMPO”, gravado em um parque de diversões de sua cidade, e agora o EP completo está disponível em todas as plataformas digitais.

O universo de MASKOTTE foi destrinchado em uma coletânea de quatro músicas para o EP “Nota 10”, onde o artista utilizou o drill para compor seus versos, combinando fortes referências na escolha dos beats e na forma de produção, grande parte assinada por ANTCONSTANTINO e Taleko.

Cria de Belford Roxo, MASKOTTE traduz a essência de sua região em versos agressivos, misturando o drill com gêneros emergentes, como o voltmix. Esse termo faz referência a um beat que se popularizou nos bailes funk cariocas no final dos anos 1980, originado do sample do DJ americano Battery Brain na faixa “808 Beatapella Mix”.

Deixando sua marca registrada, as faixas começam com o vulgo “SKOTTMA”, termo que o próprio artista usa para definir seu flow. O EP inicia com “Motoboy”, onde MASKOTTE versa sobre sua rotina na profissão que exerce para impulsionar seu sonho na música, além da relação que tem com o veículo. “Trabalho com isso há mais de cinco anos. Trouxe essa faixa para falar sobre esse cotidiano de estar sempre em movimento e sobre minha conexão com a moto, seja no trabalho ou em um rolê para espairecer a mente.”, explica MASKOTTE.

Em seguida, “BOMPO”, que abriu caminho para o projeto com um videoclipe gravado no Parque de Diversão Barilândia, local que marcou sua infância. A faixa de drill tem produção de 99Fugitive, baseada no sound theme do jogo Metal Slug X.

A terceira faixa, “Nota 10”, que dá nome ao EP, representa a ascensão da trajetória de MASKOTTE e faz uma reverência à sua caminhada na música. “Se eu vou lucrar com isso, eu não sei / Só sei que eu quero essa vida.” O artista explica: “Essa track não fala apenas sobre a carreira musical como um objetivo financeiro, mas sobre o que a música significa para mim. Uma terapia, um aprendizado, algo que vai além, e ‘Nota 10’ é sobre isso.”

Na reta final, “Belford Roxo” sintetiza a essência do EP. Ao lado de ANTCONSTANTINO, MASKOTTE incorporou o hino oficial da cidade de Belford Roxo, que costumava cantar na escola, ao voltmix, referência à “Montagem Baixada Cruel”, popular nos bailes de corredor. “Quis trazer o hino sob outra perspectiva, ressignificando algo presente no meu cotidiano infantil”, acrescenta o artista.

A imersão no universo particular de MASKOTTE foi planejada para estar presente em todos os aspectos do EP, até mesmo no título, uma homenagem ao seu pai, Nino Rap, conhecido como Nota 10 no mundo do Xarpi (termo que se refere à cultura do pixo no Rio de Janeiro — ‘pixar’ ao contrário).

“Trago tudo o que acredito e até o que sinto falta na cena, como a autenticidade nas composições e a evolução lírica. Busco expandir minha criatividade explorando diversos estilos, e o EP é uma fusão entre minhas vivências pessoais, pesquisas e referências sonoras”, conclui MASKOTTE.

O EP já está disponível nas plataformas digitais, e o videoclipe da faixa “BOMPO” pode ser assistido no canal do YouTube da Leigo Records.

Relacionadas