Google faz homenagem à Dina Di, pioneira do rap nacional

Google faz homenagem à Dina Di, pioneira do rap nacional

O Google fez uma homenagem à rapper Viviane Lopes Maties, conhecida como Dina Di, uma das pioneiras do hip-hop brasileiro, que faria 46 anos neste sábado (19).

Quem acessar a página inicial do buscador, em google.com, verá um ‘doodle’ (ilustração estilizada com a logo do site) em homenagem à cantora e compositora, que foi MC do coletivo feminino Visão de Rua.

“Dina Di nasceu neste dia em 1976 em Campinas, São Paulo, Brasil, e teve uma infância difícil. Embora fosse uma guitarrista no início, Dina Di pegou o microfone na adolescência e concentrou sua energia em escrever rimas que capturassem suas lutas e desafiassem o sistema social arraigado”, diz o texto que acompanha a homenagem à rapper.

“Em 1994, Dina Di liderou a Visão de Rua ao lado dos artistas Tum e DJ OG. Juntos, o grupo revolucionário lançou seu primeiro single, “Confidência de uma Presidiária”. Tendo cumprido pena atrás das grades, Dina Di usou a música para compartilhar as duras realidades do sistema prisional feminino.

Ela visitou prisões para compartilhar sua música com mulheres encarceradas para inspirar uma transformação positiva e dar aos detidos esperança de um futuro melhor”, segue a homenagem do Google.

Dina Di morreu em 20 de março de 2010, aos 34 anos, após uma infecção hospitalar que contraiu semanas antes, quando deu à luz sua filha Aline, no dia 2 do mesmo mês.

Via Revista Istoé

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais