Em sua versão mais versátil e provocativa, o trapper G.A apresenta seu primeiro álbum de estúdio, “pq elas preferem os canalhas?”. O projeto revela diferentes camadas de sua identidade musical, onde o personagem de G.A é um ex-romântico apaixonado que cansou de ter o coração partido e decidiu virar o jogo, se dedicando a estudar como se tornar um verdadeiro objeto de desejo das mulheres que tanto amou: um “canalha”.
O álbum é como um estudo para mostrar porque é tão comum a preferência das mulheres por esse tipo de personagem, trazendo uma grande sátira e referências – desde álbum, capa e visualizers – baseadas nas estéticas universitárias e de fraternidades americanas, como os filmes clássicos de besteirol americano “American Pie” e “Dois Doidões em Harvard”.
“Pra fazer esse álbum eu virei minha vida de cabeça pra baixo e entrei no personagem mesmo. Foram várias vivências na Supernova e fora dela, várias sessões e festas no estúdio, tudo para incorporar a vibe nos sons. Troquei todo romantismo de antes pela vida de canalha e o resultado ficou melhor do que esperado”, afirma o artista.
A escolha das participações não foi aleatória. G.A buscou nos artistas e amigos reflexos das diferentes personalidades e visões que dialogavam na construção do álbum. Do romantismo de Luccas Carlos à malandragem de Mc GP, passando pela sagacidade dos companheiros Ryu The Runner, Niink, Veigh e Ghard e chegando, por fim, na agressividade de Budah, representando as mulheres que não se rendem à canalhice barata.
A faixa-foco “Escalade”, com Ryu The Runner e Ghard, traz a estética mais gangster do álbum e simboliza essa transição. A sonoridade pesada e os versos diretos contrastam com os últimos lançamentos do artista, mais voltados às love songs. “‘Escalade’ é um dos sons que traduz melhor a energia do disco. É a dose certa de malandragem e malícia que a gente tava vivendo, e ainda com os versos pesados dos meus manos Ghard e Ryu que eu admiro demais”, diz.
O projeto foi produzido majoritariamente pela equipe da Supernova Ent., com nomes como Nagalli, Toledo, Bvga e Honaiser liderando o processo criativo e convidando outros produtores em faixas pontuais. “pq elas preferem os canalhas?” foi construído ao longo dos últimos quatro meses, em um período de imersão total no estúdio. Dividido em fases, o disco começa com uma sequência mais agressiva e direta, onde G.A aborda temas de rua e vivência, incorporando o discurso clássico do trap.
Na segunda metade, o artista retoma o tom melódico que o consagrou, explorando emoções e reflexões mais íntimas. Entre os destaques estão “vai por mim”, com uma pegada eletrônica próxima ao house, e “preço da paz”, considerada pelo artista sua faixa mais pessoal até hoje.
O lançamento ainda se desdobra em visualizers, que demonstram os momentos dessa jornada, retratando relacionamentos conturbados e as situações inusitadas geradas pela dificuldade de G.A em substituir seu antigo romantismo pela “canalhice”, trazendo alguns vislumbres da sua história.
“Esse álbum é um espelho do meu momento, como a gente até brincou na contracapa do álbum, que mostra o meu eu canalha de agora olhando pro romântico do passado. Todo mundo tem esses dois lados dentro de si, e eu transformei isso em música”, finaliza o artista.