Ouvir Rádio

Natura Musical apresenta o Festival IMuNe: Instante da Música Negra

Vidas Negras Importam. Quem não leu ou ouviu essa frase em 2020? Num ano em que o protagonismo dx negrx na sociedade é amplamente discutido, o coletivo IMuNe anuncia a segunda edição do festival de mesmo nome, durante os meses de agosto e setembro. O festival IMuNe lançou o edital “imunidade sonora” – que dará um empurrãozinho nas carreiras de jovens artistas negrxs – e o videoclipe “Movimento é Poder” da Banda Imune, composta pelos seis membros do coletivo.

Eles se uniram para um show especial no festival, mas mantêm suas carreiras solo independentemente. “Movimento é Poder vem para plantar liberdade, amor e esperança nas pessoas. É um bálsamo para atravessar, com saúde física e mental, esses tempos difíceis que o planeta vive”, afirma a cantora e compositora Maíra Baldaia.

“O IMuNe é uma plataforma agregadora de artistas negros. Nosso desejo é potencializar a carreira de músicos e musicistas pretxs por meio de uma atuação em 360°, promovendo ações que vão da produção à divulgação, passando pela distribuição, agenciamento e apoio financeiro para a criação”. afirma Bia Nogueira, idealizadora do Coletivo Imune.

O festival será transmitido em três etapas:

CAMPANHA IMUNIDADE SONORA: até 04 de outubro. Uma campanha solidária com três objetivos: (1) geração de renda mínima para artistas negrxs, chamado “bolsa-artística”, que se dará através do edital. Nele, 17 artistas serão contempladxs com um auxílio-carreira de R$ 300,00 e cinco serão selecionadxs para realizar um showcase virtual dentro da programação “Rolezinho IMuNe”. (2) doação para instituições sociais que atendem pessoas negras e em vulnerabilidade social; (3) contribuição para os artistas negrxs envolvidos na construção do Festival IMuNe.

ROLEZINHO IMUNE: de 15 de agosto a 12 de setembro. São 9 painéis de debates, gratuitos e ao vivo: o primeiro via Youtube e os outros no Instagram. O encontro de abertura acontece no sábado, 15/08, e contará com um mediador do coletivo e três convidados. O encerramento deste primeiro encontro ficará por conta dos cinco showcases dos selecionados na campanha “Imunidade Sonora”. Os encontros posteriores acontecem às quartas e sábados, no Instagram, com uma integrante do Coletivo IMuNe e umx convidadx. Os encontros virtuais reunirão profissionais do mercado da música, intelectuais e ativistas pela causa negra acerca de um debate sobre a cultura, o antirracismo e o que tudo isso tem a ver com arte. O IMuNe quer gerar um diálogo sobre o futuro dos artistas negrxs no Brasil.

PROJEÇÕES IMUNE EXPERIENCE: 26 de setembro de 2020. Encerramento do festival na Vila Santana do Cafezal, um grande bairro-favela da região centro-sul de Belo Horizonte. A experiência consiste num show sem plateia realizado no Centro Cultural Lá da Favelinha, onde os artistas estarão reunidos com todos os cuidados e seguindo as normas e recomendações dos órgãos de saúde. O show será transmitido ao vivo através do YouTube do IMuNe e será projetado na empena do icônico Edifício JK, no centro de Belo Horizonte, (que permitirá que os vizinhos das redondezas assistam de suas janelas) e também em um local (a ser revelado) dentro do Aglomerado da Serra. A escolha do local foi estratégica para que os moradores da Vila Santana do Cafezal consigam assistir de suas janelas.

Serviço Festival IMuNe 2020:

Campanha Imunidade Sonora – contribuição livre:
https://www.gofree.co/imunidadesonora
(de 30 de julho a 04 de outubro)

Rolezinho Imune:
De 15 de agosto a 12 de setembro
Via Youtube e Instagram

IMuNe Experience:
Data: 26/09/2020
Horário: 20h

Locais:
Youtube do IMuNe
https://www.youtube.com/channel/UCEc3cqtnMRYi6N5xD6c5PMg

Empena do Edifício JK – Rua dos Timbiras, Santo Agostinho, Belo Horizonte (MG)

Vila Santana do Cafezal – Aglomerado da Serra, Belo Horizonte (MG)

Relacionadas